sábado, 23 de maio de 2009

Comunicação Digital

Caracterizada como um fenômeno emergente, a Comunicação Digital é entendida por muitos como a realizada através da internet. Mas seu conceito é bem mais amplo e complexo. Para compreendê-lo é necessário retomar uma série de outros conceitos como o da própria comunicação, globalização, sociedade da informação, interação e muitos outros. Isso por que a Comunicação Digital não afeta somente o aspecto midíatico da linguagem, mas também diferentes e importantes dimensões da própria condição humana que antes eram inatingíveis pela mídia de massas, como o rádio e a televisão.
Essa forma comunicativa da sociedade global modificou os mais complexos aspectos da condição humana, como as formas de relações sociais e de trabalho, as comunicações pessoais, afetivas e profissionais, redefiniu abordagens do que é público e do que é privado, modificou as relações do homem com o saber. A Comunicação Digital consolidou de vez o que Marshall McLuhan chamou de Aldeia Global e fez emergir tantas outras facetas sociais (inteligência coletiva, democracia eletrônica, ciberespaço, cibercultura...) que, talvez, não passasse pelos mais avançados pensamentos do profeta canadense, um autor da área da comunicação considerado pelos pesquisadores como à frente de seu tempo.
Numa teoria matemática, a Comunicação Digital é vista como a transmissão de informação em forma digital a partir de uma fonte geradora de informação até um ou mais destinatários. O conceito também foi construído pelos internautas, através do Wikipedia, como um complexo convergente emergente de mídias e dispositivos digitais situados no contexto da sociedade da informação. As visões podem até ser distintas, mas todos concordam que as novas tecnologias da comunicação, criadas pelo homem, transformou radicalmente a humanidade.

3 comentários:

  1. Cara, muito bom seu texto. Parabéns pelo Blog, pelo texto e pela pesquisa sobre o tema.

    ResponderExcluir
  2. Realmente. lembra como nos tempos de escola sofriamos com os trabalhos?
    eram livros e mais livros, sem falar nas enciclopedias gigantes e pesadas que perdiamos o maior tempo só para procurar o tema que a gente queria. Viva a counciação digital e principalmente a Wikipedia.
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Quanta praticidade aos nossos pés não é? Graças rsrs...
    Amigo, espero que tenhas muito sucesso com teu blgo. Estare sempre por aqui.
    Bjo!

    ResponderExcluir